Citação

“Quanto mais próximo for o relacionamento entre o policial e as pessoas na sua ronda, quanto mais pessoas ele conhecer e quanto mais essas pessoas confiarem nele, maiores são suas chances de reduzirem o crime.” (Skolnick e Bayley)

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Ronda Comunitária

Aconteceu hoje (13), em todos os 42 municípios onde há atuação dos policiais militares do Ronda do Quarteirão a Ronda Comunitária. 


Os policiais militares do Ronda que trabalham no setor administrativo do Batalhão do Policiamento Comunitário (BPCom) e nos Núcleos de Policiamento Comunitário em todo o Estado do Ceará foram às ruas para realizarem visitas comunitárias em caráter de reforço das ações de policiamento comunitário – um marco na atuação do Programa Ronda do Quarteirão, que tem essa característica como o principal mister do policiamento realizado pelos policiais do Programa Ronda do Quarteirão.


Em dias normais de atuação do Ronda, por meio dos integrantes das viaturas operacionais, são feitas mais de 2.500 visitas comunitárias e com o reforço das ações comunitárias, e de aproximação, acontecidas no dia de hoje, onde foram realizadas mais de 1.300 visitas, chegou a um total de mais de 3.800 ações deste tipo, somente em um dia de atuação dos policiais militares do Ronda do Quarteirão.


RONDA COMUNITÁRIA - “com o objetivo de prevenir a criminalidade e a violência, as ações comunitárias buscam: fortalecer os elos entre a polícia e a sociedade; orientar os serviços policiais nos problemas da comunidade; criar referenciais de segurança para a sociedade; e propiciar relações de confiança entre a polícia e a população.” disse o Tenente-Coronel PM John Roosevelt Rogério de Alencar, Comandante do RONDA.


O conceito de polícia comunitária:
“É uma filosofia e estratégia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a população e a polícia. Baseia-se na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos tais como crime, drogas, medo do crime, desordens físicas e morais, e em geral a decadência do bairro, com o objetivo de melhorar a qualidade geral da vida na área.”


O perfil do policial comunitário:
“Os policiais comunitários não devem ser exceção dentro da organização policial, mas integrados e participantes de todos os processos desenvolvidos na Unidade. São parte sim de uma grande estratégia organizacional, sendo uma importante referência para todas as ações desenvolvidas pela polícia militar. O perfil desse profissional é também o de aproximação e paciência, com capacidade de ouvir, orientar e participar das decisões comunitárias, sem perder a qualidade de policial militar forjado para servir e proteger a sociedade.” 

Trojanowicz e Bucqueroux



Assessoria de Comunicação do Ronda / BPCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário