Citação

“Quanto mais próximo for o relacionamento entre o policial e as pessoas na sua ronda, quanto mais pessoas ele conhecer e quanto mais essas pessoas confiarem nele, maiores são suas chances de reduzirem o crime.” (Skolnick e Bayley)

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

RONDA TAMBÉM É PROERD

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) foi criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983 com o nome de DARE (Drug Abuse Resistance Education) ou DARE América, através de uma parceria entre o Distrito Escolar Unificado e o Departamento de Polícia daquela cidade, para ser implantado em escolas. O principal objetivo do programa é prevenir o uso indevido de drogas entre crianças em idade escolar.

No Brasil, o programa iniciou-se pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) em 1992 e foi denominado PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas). Em 1993 o programa foi recepcionado pela Polícia Militar de São Paulo (PMSP) e passou a se chamar “Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência”, porém mantendo a sigla PROERD. Daí em diante, o PROERD se multiplicou e hoje está em todas as Polícias Militares do nosso país, sendo implantado na Polícia Militar do Ceará (PMCE) em março de 2001, por iniciativa do Coronel Professor PM da R/R Francisco Austregésilo Rodrigues Lima.

O PROERD é um programa essencialmente preventivo e comunitário, para crianças e adolescentes de 9 a 12 anos de idade, consistindo em 3 (três) currículos: 5º ano, 7º ano e pais de alunos, ministrado por policiais militares fardados durante 1 (um) semestre letivo, sendo 1 (uma) aula por semana. Ao final do curso é realizada uma grande formatura, onde os estudantes fazem um juramento de se manterem longe das drogas e da violência e recebem o diploma de Aluno PROERD. 

 
Em 27 de setembro de 2011, foi criada, através da portaria 292/2011-GC, do Comandante-Geral da PMCE, Cel PM Werisleik Pontes Matias, a Coordenação Institucional do PROERD, vinculada diretamente ao Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom) e responsável pelo gerenciamento dos recursos humanos e materiais do Programa. Com essa medida, todos os instrutores foram transferidos para o BPCom, responsável pelo Programa Ronda do Quarteirão e, também, pelo PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

O atual Coordenador Institucional do PROERD, Ten-Cel PM John Roosevelt Rogério de Alencar, é, ao mesmo tempo, o Coordenador Operacional do Programa Ronda do Quarteirão e Comandante do BPCom, que conta com 5 (cinco) Células Regionais e com os 29 (vinte e nove) Núcleos de Policiamento Comunitário, presentes em 42 (quarenta e dois) municípios cearenses, integrantes da estrutura organizacional do BPCom.

O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, contribuindo, assim, para o fortalecimento de uma cultura de Paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz. Durante toda a sua existência, o PROERD tem conseguido avanços significativos dentro e fora da Corporação.  

Assessoria de Comunicação do Ronda/BPCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário