Citação

“Quanto mais próximo for o relacionamento entre o policial e as pessoas na sua ronda, quanto mais pessoas ele conhecer e quanto mais essas pessoas confiarem nele, maiores são suas chances de reduzirem o crime.” (Skolnick e Bayley)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Governo inicia maior reestruturação da história da PMCE

O Governador Cid Gomes enviou para a Assembleia Legislativa do Ceará, nesta segunda-feira, projeto de lei que tem no seu bojo a maior reestruturação da história da Polícia Militar do Ceará (PMCE). “A nova Lei de Organização Básica da Polícia Militar do Ceará (LOB/PMCE) inaugura um novo tempo e prepara a instituição para, no mínimo, os próximos 30 anos. Trata-se da maior reforma administrativa já vivida pela instituição”, resume o comandante da PM, Cel. Werisleik Pontes Matias. “Todos os que fazemos a Polícia Militar temos essa dívida de gratidão com o Governador Cid Gomes e com o Secretário da Segurança Pública, Francisco Bezerra, que foi o maior defensor da LOB/PMCE”, completa o comandante.
De acordo com o Secretário Bezerra, a criação de novos comandos, novos batalhões e novas Companhias, a LOB/PMCE proporcionará, dentre outros avanços, a redução de áreas geográficas de comando. “Com uma área menos extensa, cada comandante terá como cuidar das suas missões de forma mais incisiva, mais detalhada”, explica. Como exemplo podemos citar o CPC (Comando de Policiamento da Capital) que passará a cuidar apenas - o que não é pouco - do Policiamento Ostensivo Geral de Fortaleza, sem a Região Metropolitana”, detalha o secretário.
A nova Lei cria o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e Comando de Policiamento Especializado (CPE). Com isso, só a Capital e a Região Metropolitana passam de dois Batalhões e 11 Companhias para cinco Batalhões e 20 Companhias. “O ganho é inestimável. Teremos áreas geográficas menores para patrulhar, com distribuição de efetivos mais específica e oficiais mais bem distribuídos”, compara o comandante da PM. “Esta providência insere, definitivamente e com louvor, os nomes do governador Cid Gomes e do secretário Francisco Bezerra na história da Polícia Militar do Ceará”, avalia o Cel. Werisleik.
O CPM contará com quatro novos Batalhões: 12º, em Caucaia; 14º, em Maracanaú; 15º, em Eusébio; e o Batalhão de Guardas (que atuará no patrulhamento dos presídios situados na área da Região Metropolitana de Fortaleza. “Repare que, na Região Metropolitana, passamos de apenas duas Companhias para quatro Batalhões e 14 Companhias. Não dá para comparar. É um avanço incomensurável”, reitera o comandante da PM.
INTERIOR – O Comando de Policiamento do Interior – que antes da nova LOB/PMCE cuidava de tudo que não fosse Fortaleza e área Metropolitana, será dividido em dois: CPI Sul e o CPI Norte (ver quadro 2). O CPI Norte terá quatro Batalhões: 3°, em Sobral; 4°, em Canindé; 7°, em Crateús; e, 11°, em Itapipoca (novo). Já o CPI Sul terá cinco Batalhões, sendo o 1° em Russas; 2°, em Juazeiro Norte; 9°, em Quixadá (novo); 10°, em Iguatu (novo); 13°, em Tauá (novo).
Além disso, com os CPIs Norte e Sul, o Interior do Estado ganha 18 novas Companhias. “Isso significa que, municípios importantes e que antes eram contemplados com apenas um simples destacamento de Polícia, passarão, no futuro, a contar com uma Companhia, com mais efetivo e oficiais no comando. Com essas medidas, o governador Cid Gomes dá à Polícia Militar do Ceará condições e estrutura administrativas modernas para, no mínimo, três décadas vindouras”, destaca o secretário de segurança, Francisco Bezerra.
Receberão novos Companhias da PM no CPI Sul: Aracati, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Icó, Várzea Alegre, Mombaça, Senador Pompeu e Parambu. Já no CPI Norte, recebem novas Companhias da PM os municípios de Redenção, Guaramiranga, Pentecoste, Boa Viagem, Santa Quitéria, Nova Russas, Massapê, Paracuru e Acaraú. “Só no interior, ganhamos quatro novos Batalhões e 18 Companhias. Nunca se viu isso no Estado do Ceará. Em tempo algum”, ressalta o Cel. Werisleik.
POLICIAMENTO ESPECIALIZADO – O Comando de Policiamento Especializado (CPE), também criado no âmbito da nova LOB/PMCE, terá sob sua batuta todas as forças especiais da PM: Batalhão de Choque (com cinco Companhias); Batalhão Raio (BPRaio); Batalhão de Policiamento Ambiental (antiga Companhia de Policiamento Ambiental); Cavalaria (que passa de um Esquadrão para um Regimento com quatro Esquadrões); Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) – que passa a contar com quatro Companhias: Fortaleza, Gijoca de Jericoacoara, Trairi e Fortim; Batalhão de Policiamento Patrimonial (que cuida da segurança de prédios públicos); e Batalhão de Eventos (antiga Companhia de Eventos).
Quadro comparativo AQUI
Assessoria de Comunicação - ASCOM/SSPDSFones: 3101-6517 / 6518 / 6519
Twitter: @sspdsce

Fonte: SSPDS 
 
 
Assssoria de Comunicação do RONDA / BPCom 
 
 
 
 

6 comentários:

  1. E a Polícia Civil que se lasque! É isso aí, Cid, parabéns por DESTRUIR e CONTINUAR DESTRUINDO a Polícia Civil do Ceará.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom investimento e andamento, agora fica a pergunta no ar, como irá fazer isso com poucos policiais?

    ResponderExcluir
  3. E o principal policiamento ou seja o RONDA!!!!

    ResponderExcluir
  4. Realmente é uma mudança imensurável. Será bem recebido pelo que estão em formação.

    ResponderExcluir
  5. Excelente decisão agora vamos colocar em prática.

    ResponderExcluir