Citação

“Quanto mais próximo for o relacionamento entre o policial e as pessoas na sua ronda, quanto mais pessoas ele conhecer e quanto mais essas pessoas confiarem nele, maiores são suas chances de reduzirem o crime.” (Skolnick e Bayley)

domingo, 8 de julho de 2012

Ronda consulta a população sobre segurança nos bairros


FOTO: ALEX COSTA

Policiais militares, lotados no Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom) participam da operação ´Ronda Comunitária´.

Segundo o tenente-coronel Roosevelt de Alencar, comandante do BPCom/Ronda do Quarteirão, o objetivo da operação é passar à população a sensação de segurança. A operação consiste em visitas a residências, estabelecimentos comerciais, escolas e hospitais. "Em conversa com os moradores e trabalhadores é possível verificar os reais problemas relativos à segurança e ouvir sugestões sobre as maneiras de melhorar o patrulhamento", afirma o comandante do Ronda do Quarteirão.

No bairro Parquelândia, o comandante do Ronda do Quarteirão, tenente-coronel PM Roosevelt Alencar, conversou com os moradores e ouviu relatos sobre a segurança na comunidade. Dados da pesquisa vão orientar operações.

O trabalho vem sendo realizado em todos os 43 Municípios beneficiados pelo Ronda do Quarteirão, envolvendo policiais lotados em todos os 29 Núcleos de Policiamento Comunitário (NPC). Cada cidadão abordado responde a um questionário e as soluções apresentadas serão levadas ao comandante geral da PM, coronel Werisleik Matias; e ao secretário da segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco José Bezerra. O tenente-coronel Roosevelt de Alencar, tem participado das visitas. No começo da semana passada ele acompanhou os PMs em consulta aos moradores da Parquelândia.

Aproximação

Roosevelt diz ter sido informado de assaltos nas imediações da igreja de Santo Afonso (Igreja Redonda), principalmente no finais de expedientes. Os moradores, no entanto, ressaltaram que a viatura do Ronda do Quarteirão passa com frequência e muitos crimes deixaram de ser cometidos na área devido ao patrulhamento. Para o oficial, o objetivo do Ronda do Quarteirão é fazer policiamento de aproximação, para aumentar a confiança dos cidadãos de bem na PM, sem esquecer as ações repressivas, quando necessárias.

Números

43 municípios cearenses contam com o Ronda do Quarteirão no trabalho de patrulhamento. A pesquisa que está sendo feita visa corrigir falhas no policiamento.

Fonte:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1157384

Nenhum comentário:

Postar um comentário