Citação

“Quanto mais próximo for o relacionamento entre o policial e as pessoas na sua ronda, quanto mais pessoas ele conhecer e quanto mais essas pessoas confiarem nele, maiores são suas chances de reduzirem o crime.” (Skolnick e Bayley)

domingo, 1 de abril de 2012

Policiais militares do Ronda trocam tiros com acusados de roubo a posto de gasolina em Sobral – CE

A ocorrência:

Na manhã de ontem (31), por volta das 5h30min, a CIOPS de Sobral - CE acionou a RD 1202, Sd PM Magalhães e Sd PM Alberto, para uma ocorrência de roubo em andamento a um posto de gasolina localizado no Centro da cidade, onde segundo informações dois indivíduos armados com revólveres estariam praticando o crime.

Quando os policiais chegaram ao local, se depararam com o roubo em andamento e ao perceberem de que um dos assaltantes mantinha o frentista como refém com uma arma apontada para sua cabeça, os policiais do Ronda tentaram manter a calma e pediram reforço policial.

Os acusados deram uma coronhada no refém e saíram em fuga ao perceber que outras viaturas do Ronda do Quarteirão se aproximavam em apoio aos companheiros.

Na fuga, o acusado de nome A. R. S., 22, após ser perseguido pelos PMs, foi o primeiro a ser preso três quarteirões próximo ao local do crime, sendo encontrado com ele dois celulares, o dinheiro levado do posto e um dos revólveres utilizado na ação criminosa.

O segundo acusado já responde a três procedimentos, sendo um deles, roubos a mão armada e outro por homicídio. Este, na fuga, ficou de a espera dos PMs e ao perceber a aproximação da RD 1209, com os Sd PM Charles e o Sd PM Teles Forte, que foram os primeiros a chegarem em apoio aos companheiros da RD 1202, indivíduo mirou contra os policiais militares e fez vários disparos, quando estes passavam por ele, atingindo ambos, sendo que o Sd Charles foi atingido por trás, na cabeça, de raspão, e o Sd Lima Forte, no braço esquerdo.

Os policiais militares ao serem atingidos tentaram se proteger atrás da viatura e responderam aos tiros do indivíduos, e um deles ao ser lesionado na perna ainda tentou empreender fuga, no sentido ao espelho D’água, à margem esquerda do rio Acaraú, onde jogou a arma usada na tentativa de homicídio contra os militares e durante o assalto ao posto de gasolina - posteriormente, a arma foi localizada por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militares do Ceará.

Este foi de imediato preso pelos demais policiais, que chegaram em apoio, sendo que os dois companheiros baleados, foram conduzidos à Santa Casa de Sobral pelos policiais da RD 1201, Sd PM Alberto e Sd PM Magalhães, a quem ambos arriscaram a própria vida quando foram em seu apoio minutos antes.

O profissionalismo:

A prisão dos acusados foi efetuada pelos policiais do Ronda do Quarteirão com eficiência e dentro da legalidade, que embora vendo dois de seus companheiros feridos, sendo que um aparentava estar muito grave, pois sangrava bastante ao ser alvejado na cabeça, mesmo assim, todos agiram dentro do profissionalismo, mostrando controle emocional e sempre dentro da legalidade.

Pessoas que se fizeram presentes à delegacia – para onde os acusados foram conduzidos –, vítimas, testemunhas e curiosos, bem como alguns profissionais da imprensa, parabenizaram o trabalho de todos os policiais militares envolvidos na ação. O que foi ratificado pelo Supervisor do Ronda em Sobral, Major PM Valberto Melo, que ao saber do ocorrido acompanhou todos os procedimentos.

Assessoria de Comunicação do Ronda / BPCom

Um comentário:

  1. O Major Valberto Melo é um dos oficiais mais qualificados que o Ronda já teve. Sobral está de parabéns, pois depois da saída do Cap. Jadilson, o nível se manteve com a chegada deste Major.

    ResponderExcluir