Citação

“Quanto mais próximo for o relacionamento entre o policial e as pessoas na sua ronda, quanto mais pessoas ele conhecer e quanto mais essas pessoas confiarem nele, maiores são suas chances de reduzirem o crime.” (Skolnick e Bayley)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Policiais do Ronda Quarteirão e PROERD desenvolvem importante trabalho com jovens infratores em casa internação provisória de Juazeiro do Norte



Policias da Ronda do quarteirão e PROERD desenvolvem mensalmente palestras com jovens infratores com intuito de socializá-los.
O Centro Sócio-educativo José Bezerra de Menezes está situado a Rua Ladislau de Arruda Campos, s/n – Parque Antônio Vieira em Juazeiro do Norte - CE, cujas dependências dispõem de ambulatório, salas de aula, campo de futebol,
celas e outras salas de serviços o qual, é financiado e mantido pelo Governo do Estado. O principal objetivo é atender, em regime de internação provisória, adolescentes do sexo masculino, na faixa etária de 12 a 18 anos autores de infrações, os quais são encaminhados por ordem judicial das comarcas por até 45 dias, enquanto a medida sócio-educativa é estabelecida judicialmente. No entanto, em casos mais graves, como por exemplo, homicídio, o menor infrator será encaminhado para Fortaleza.
Atualmente, a capacidade máxima de atendimento é de 48 (quarenta e oito) internos, tendo 20 jovens cumprindo regime de internação provisória e sua área de abrangência presta serviço a 43 (quarenta e três) comarcas incluindo Juazeiro do Norte. Dentro do período em que passam no Centro Sócio-educativo, os adolescentes são submetidos a regras internas e estimulados a várias atividades voltados a oficinas de artesanato, construção civil, mecânica e lazer, para reintegrá-los a sociedade com uma conduta diferente da que entraram.
Essa proposta é realizada por profissionais capacitados, cujo quadro de funcionários é composto por: motorista, cozinheira, lavadeira, porteiro, psicólogo, assistente social, advogado, pedagogo e instrutores que acompanham os adolescentes 24h em todas as atividades e deslocamentos. Apesar de o regime ser fechado, há um acompanhamento assistencial por parte dos instrutores e demais profissionais envolvidos, e pela família, que também pode fazer visitas e participar de diversas atividades junto aos seus parentes. Embora, mediante todo um conjunto de ações composto pelo Centro Sócio-educativo, ainda há reincidências de adolescentes que voltam a praticar infrações. Essa reincidência pode ocorre por diversos fatores, no entanto há relatos de muitos que conseguiram se recuperar. Contudo, essa parceria da Polícia Militar através do PROERD, diante da realidade ali encontrada, tentará em alguns encontros, conscientizar esses adolescentes com vasto material áudio/visual e dinâmicas diversas no enfoque da motivação pessoal e coletiva, para que venha somar nessa recuperação e dar uma oportunidade aos adolescentes que infelizmente entraram no “submundo do crime”, mas que ainda pode ser resgatada de volta a sociedade.   
                  
Assessoria de Comunicação do Ronda / CPCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário