Citação

“Quanto mais próximo for o relacionamento entre o policial e as pessoas na sua ronda, quanto mais pessoas ele conhecer e quanto mais essas pessoas confiarem nele, maiores são suas chances de reduzirem o crime.” (Skolnick e Bayley)

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Ronda investe em prevenção qualificada

No dia 17 de Setembro de 2012, foi dado início, no Auditório da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará, o Curso Nacional de Multiplicador de Policia Comunitária, em uma parceria entre SENASP e Governo do Estado. O curso é coordenado pelo 1º TEN PM Messias Mendes, e conta com a participação de 42 (quarenta e dois) policiais, de 12 (doze) NPCs e policiais do BPCom/Sede.
O curso tem como objetivo de capacitar profissionais da área de segurança pública, para gerenciamento da segurança pública, orientando pela filosofia e estratégia organizacional de polícia comunitária, fundamentada principalmente, na parceria entre a população e as instituições de segurança e defesa social. Baseado na premissa de que tanto instituições estatais, quanto à população local, devem trabalhar juntas para indicar, priorizar e resolver problemas que afetam a segurança social, tais como o crime, o medo do crime, a exclusão e a desigualdade social, que dificultam o propósito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
 
O curso é dividido em 03 (três) etapas, somando 160 (cento e sessenta) horas/aula. A 1ª fase do curso encerrou no dia 28 de setembro de 2012, onde os policiais aprofundaram seus conhecimentos didáticos em teoria e prática comunitária, gestão de projetos e mobilização social, proporcionando uma atuação mais qualificada.

A 2ª fase do curso os policiais serão capacitados a agirem nas cenas de uso, com um tratamento diferenciado com os dependentes, que se concentram em áreas específicas, que após abordá-los, vão levá-los a uma equipe de intervenção multidisciplinar, composta de psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais.
A 3ª fase do curso, os policiais aprenderão a manusear aparelhos incapacitantes, com descargas elétricas, uma medida de gradação da força, chamado “Spark”, assim tendo uma opção a mais antes de usar a arma de fogo.
Depois das 03 (três) fases concluídas, será finaliza o 1º (primeiro) Ciclo de Cursos de Capacitação do Governo do Estado, com o Programa Federal “Crack é Possível Vencer”.
O objetivo final do curso é habilitar policiais militares, a atuar no combate ao uso de drogas, de maneira qualificada, técnica, legal e humanitária.

Assessoria de Comunicação do Ronda / BPCom


Nenhum comentário:

Postar um comentário