Citação

“Quanto mais próximo for o relacionamento entre o policial e as pessoas na sua ronda, quanto mais pessoas ele conhecer e quanto mais essas pessoas confiarem nele, maiores são suas chances de reduzirem o crime.” (Skolnick e Bayley)

terça-feira, 24 de julho de 2012

Comandante do Ronda se reúne com Supervisores de Núcleos de Policiamento Comunitário na SSPDS



Em uma reunião realizada na manhã de ontem, segunda-feira (23), no auditório da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Comandante do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom), Ten-Cel John Roosevelt Rogério de Alencar, apresentou, aos oficiais Supervisores dos Núcleos de Policiamento Comunitário (NPC) de Fortaleza e Região Metropolitana, as operações “Policiamento Motorizado Integrado” e “Base-Territorial Integrada”, além das novas datas das operações “Ronda Tático Integrado” e “Ronda Comunitária”.

A operação de “Policiamento Motorizado” tem como objetivo reduzir os índices de homicídios pela presença comunitária, preventiva e ostensiva da Polícia Militar, através do policiamento intensificado pelas viaturas já existentes nas áreas com apoio de uma trinca de motos. Tal operação será realizada nas áreas com os maiores índices de crimes contra a vida.   

Já a operação “Base-Territorial Integrada” tem por finalidade ocupar as áreas críticas e semi-críticas adjacentes às de maior índice de homicídios, pulverizando tais regiões com maior aparato policial (efetivo e viaturas) no intuito de minimizar as ocorrências policiais, objetivando um resultado operacional-comunitário mais significativo no enfrentamento à violência.


Na reunião, também foi proposto o “Mapeamento do Tráfico”, que facilitará a identificação dos indivíduos que disputam o controle do tráfico de drogas na Capital e Região Metropolitana.

Outro assunto que esteve em pauta foi quantitativo de homicídios por área Ronda. Tal tema foi discutido com base na apresentação realizada pelo responsável pela Central de Estatística da SSPDS (CENEST) e Consultor de Estatística e Analista Criminal, Professor José Raimundo Carvalho, que trouxe um quadro comparativo do número de homicídios em relação ao 1º semestre do ano passado.

Os temas abordados foram usados para o aperfeiçoamento do trabalho operacional e comunitário junto aos Supervisores de núcleos, fazendo com que se obtenham resultados positivos á curto e longo prazo, para que exista uma integração de todos os setores que envolvem a Segurança Pública no Estado do Ceará.

Assessoria de Comunicação do Ronda / BPCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário