Citação

“Quanto mais próximo for o relacionamento entre o policial e as pessoas na sua ronda, quanto mais pessoas ele conhecer e quanto mais essas pessoas confiarem nele, maiores são suas chances de reduzirem o crime.” (Skolnick e Bayley)

domingo, 22 de abril de 2012

Capacitação do Ronda para a Copa do Mundo de 2014



Durante toda a última semana, do dia 16 ao dia 20, foi realizado no BPChoque o treinamento dos policiais militares do Ronda do Quarteirão que participaram da 1ª turma de Estágio de Patrulhamento Urbano.



O curso tem como objetivo capacitar os integrantes do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom) nas táticas de abordagem usadas pelos policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Ceará. E Preparar os policiais do Ronda para atuarem na segurança durante a Copa das Confederações de 2013 e Copa do Mundo de 2014.



O curso teve aulas teóricas e práticas. Serão 10 turmas com aulas em tempo integral, totalizando 35 horas/aula por turma. Cada turma é composta por 30 alunos. O conteúdo do curso abrange: Treinamento Físico Militar; Noções de Gerenciamento de Crises; Armamento – desmontagem e montagem; Abordagem Policial I – princípios e fundamentos; Abordagem Policial II – a pé, moto e automóvel; Abordagem a Edificações; Tiro Policial Defensivo I; Agentes Químicos, Munições menos letais; Sobrevivência Policial, Recargas, Panes; Medidas Preventivas em Ocorrências com Explosivos.




Segundo o comandante do Ronda, Tenente-Coronel PM John Roosevelt Rogério de Alencar, os policiais passarão pela capacitação sem perder o caráter de Polícia comunitária que norteia as ações do Batalhão. "O policial melhor preparado nas abordagens traz mais segurança para ele e para a população. A capacitação, juntamente com a “mobilização social” e a gestão institucional, fazem parte da Política Nacional de Polícia Comunitária, implementada pela SENASP, do Ministério da Justiça”, afirma.


 

O curso foi concebido após determinação do comandante-geral da PM, Coronel PM Werisleik Pontes Matias. O Ten-Cel PM Alencar ainda disse: "Com essa capacitação, teremos um policial mais preparado para coibir o uso e o tráfico de drogas, assim como o porte de armas. Esses dois crimes estão diretamente ligados aos homicídios".



Esta é uma parceria inédita entre o Ronda e o BPChoque. As aulas de abordagens têm o objetivo principal de aprimorar a técnica policial militar no atendimento à ocorrência como primeiro interventor envolvendo crises e proporcionar um serviço mais eficiente à sociedade cearense. 



Sob orientação dos militares do BPChoque, os soldados do Ronda aprimoram as técnicas de aproximação, condução e abordagem a automóveis em situação suspeita. Para que no momento da abordagem os policiais saibam utilizar uma linguagem clara, concisa, para que todos entendam e não gere maus entendidos. 



O último estágio do Curso foi a prática de tiro defensivo com pistola .40 (ponto 40), que aconteceu nas instalações do Clube de Tiro Sniper, sob instrução do oficial do GATE, Cap PM Cavalcante.

  
Assessoria de Comunicação do Ronda / BPCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário