Citação

“Quanto mais próximo for o relacionamento entre o policial e as pessoas na sua ronda, quanto mais pessoas ele conhecer e quanto mais essas pessoas confiarem nele, maiores são suas chances de reduzirem o crime.” (Skolnick e Bayley)

quinta-feira, 15 de março de 2012

PROGRAMA GERAÇÃO DA PAZ VISITA O RONDA DO QUARTEIRÃO

Cap PM Ronaldo Aguiar e alunos em visita ao BPCom
Na tarde de quarta-feira (14), os alunos da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Marvim, que fica no bairro Cristo Redentor, em Fortaleza, visitaram as instalações do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), sede do Programa Ronda do Quarteirão do Governo do Estado do Ceará e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (PROERD).

Os alunos da Escola Marvim fazem parte do Programa Geração da Paz, da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, e visitaram o BPCom através do Projeto Caravana da Paz da Coordenadoria de Defesa Social do Estado do Ceará, que tem como coordenador o Cel PM William Alves Rocha, sendo que o objetivo do projeto é promover a visitação de alunos de escolas do Estado a instituições governamentais, a fim de possibilitar um maior conhecimento da estrutura física e logística governamental, dando aos jovens participantes do projeto a oportunidade de conhecimento do funcionamento da administração do Governo do Estado em ambiente real de trabalho dos Servidores Públicos e Militares do Estado do Ceará.


Na foto (esq. p/ dir.):

Maj PM Furtado (Sub-Cmt do Ronda)

Prof. Flávio Mesquita

Cap PM Aguiar

Ten-Cel PM Alencar (Cmt. do Ronda)
 




O Ten-Cel PM John Roosevelt Rogério Alencar, Comandante do Ronda do Quarteirão, recebeu em seu gabinete, o Consultor da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o professor Flávio Mesquita, coordenador do Programa Geração da Paz, onde debateram sobre a importância da ampliação da cultura de paz em nossa sociedade. E tendo o Ronda do Quarteirão como mais uma importante estratégia para a conquista de uma sociedade pacífica no nosso Estado, pois o Ronda contempla um tipo de policiamento diferenciado dos demais conhecidos em toda a América Latina, tanto por sua abrangência numérica, sendo o maior Batalhão de Policiamento do Continente Latino-Americano, quanto pela tecnologia empregada para a obtenção de resultados operacionais e comunitários, sendo o policiamento comunitário a essência do Ronda do Quarteirão, característica essa, que pode ser também empregada para atrair a juventude para a cultura de paz no Estado do Ceará, como prodigalizar a missão do Programa Geração da Paz, que prevê promoção de oportunidades de organização social a partir das próprias escolas, mediante protagonismo juvenil, com vistas à construção de redes de cultura de paz.


Assessoria de Comunicação do Ronda / BPCom

19 comentários:

  1. Caros Amigos do Ronda,
    Agradecemos pela generosa e educativa acolhida aos participantes da 1ª edição da Caravana da Paz, vindos da Escola Estadual de Educação Profissional Marvin.
    Flavio Mesquita da Silva
    Coordenador do Programa Geração da Paz-SEDUC

    ResponderExcluir
  2. Olá a todos do blogspot do Ronda, estou aqui para dizer que eu gostei muito de ter participado da 1° caravana da paz, achei super legal esse movimento e gostaria de agradecer ao comandante do batalhão da polícia comunitária, o tenente coronel John Roosvelt Alencar e a todos da SEDUC que estavam realizando essa união a favor da paz nas comunidades humildes e sofridas do nosso Ceará, abração a todos e fiquem com Deus.
    Por: josué Lima Freitas, aluno da escola E.E.E.P. Marvin

    ResponderExcluir
  3. Lá é um lugar muito interessante, nós pudemos ver algumas ocorência que estavam acontecendo naquele momento. Nos fomos ao palacio do gorveno, experiência que foi muito interessante.
    PAULO HENRIQUE E.E.E.P MARVIN

    ResponderExcluir
  4. Colegas do Ronda, eu agradeço por vocês nos terem dado esse grande privilégio de fazer a visita. Vocês foram bastante educado conosco. E a escola Marvin agradeçe.
    E.E.E.P.Marvin

    ResponderExcluir
  5. Olá,amigos da Caravana da Paz.Agradeço a oportunidade de participar deste belíssimo projeto o qual têm como objetivo não deixar os jovens se influenciarem com as drogas e a violência.
    Com uma maior prazer participei da 1°edição e pude vivênciar as práticas administrativas,conhecer com é o funcionamento do programa ronda do quarteirão e conhecer o ciops.
    Por fim, cordialmente deixo minha sugestão:fazer
    para que o projeto se desenvolva em todas as escolas públicas. Um Abraço ao Tenente Coronel Jonh Roosevelt.
    Atenciosamente: Luíza Rodrigues.
    E.E.E.P.MARVIN

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito do evento achei muito interessante, e realmente como foi dito no evento o que precisa ser trabalhado é a paz , ou seja o coração das pessoas ,para que elas tenham amor ao proximo. A parte que eu achei mais interessante foi do COPs pois eles explicaram todo o processo de uma ocorrência.
    Ana Jéssica.
    E.E.E.P.MARVIN

    ResponderExcluir
  7. Foi muito interessante esse projeto,pois apesar de existir muita violência em nossa cidade,existem pessoas que se preocupam com isso e querem acabar com essa violência,ou mesmo tentar minimizá-la.
    Os projetos que vocês fazem são muito importantes para a sociedade,pois ajudam e incentivam as pessoas a caminharem juntos pela paz.
    vanessa abreu eeep.marvin

    ResponderExcluir
  8. Nesta visita à coordenadoria de segurança, através do projeto geração pela paz, nós tivemos a oportunidade de conhecer bem mais de perto o trabalho que a defesa social faz para nos manter em segurança todos os dias, me sinto bem mais segura ao saber que eles realizam tão bem esse oficio.
    Andreza Maria, E.E.E.P. Marvin

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal do ronda, A 1º edicao da caravana da paz, foi uma máximo, queria agradecer voçes por nos receber.
    Aprende bastate como funciona o centro de atendimento do ronda, foi muito legal. queria ir mais vezes. É isso ai, thank you all.

    ResponderExcluir
  10. Foi muito bom saber sobre o RONDA DO QUARTEIRÃO aprendi muito sobre como eles trabalham, e como é complicado a vida de um policial, e como é importante seu trabalho.
    Também foi muito interessante ver o trabalho do CIOPS, ver como é organizado apesar dos trotes que eles recebem.
    Adorei a visita.

    Rayane Silva
    E.E.E.P. MARVIN

    ResponderExcluir
  11. Olá, bom estou aqui para dizer que foi muito bom participar da 1° caravanda da paz, foi muito interessante conhecer essa importância da ampliação da cultura da paz em nossa sociedade. gostaria de agradecer a todos que paticipou com agente, ao comandante do batalhão da polícia comunitária, o tenente coronel John Roosvelt Alencar e a todos da SEDUC que estavam realizando essa união a favor da paz nas comunidades. Obrigado.

    Maria Andreia de Moura
    3° ano - vestuario
    E.E.E.P Marvin

    ResponderExcluir
  12. O intuito desse movimento é alertar que a promoção da paz não é só usufruir de seus frutos, mas também estabelecer metas para que na ausência de paz, haja uma interferência e assim fortalecer o vínculo que essa caravana defende. O esclarecimento desses objetivos foram de muita importância para mim.
    Andréia. E.E.E.P. Marvin.

    ResponderExcluir
  13. O passei foi muito bom, aprendemos muitas coisas sobre o RONDA, ficamos sabendo como monitoram o sistema do ronda nas estrada(se o carro do ronda sair do lugar eles sabem na hora) já na CIOPS também foi muito legal,agora sim sabemos que ali há muita preocupação, há pessoas que ficam passando trote. gostei muito de visitá-los, eles nos receberam muito bem.
    lizandra rayssa E.E.E P MARVIN

    ResponderExcluir
  14. Sr. Flávio Mesquita,agradeço-lhe pela oportunidade dada para nós estudantes da escola Marvin,de conhecer todas as dependências do CIOPS e algumas da Secretária de Segurança Pública, a informação adquiria de vocês foi gratificante, pois esclareceu várias dúvidas as quais eu tinha em relação a quem nos atendia quando faziamos uma denúncia e várias outras coisa, assim mais uma vez lhe agradeço, muito obrigado!

    Gilyane Façanha- Escola Marvin

    ResponderExcluir
  15. Em nome do Marvin agradeço dez de já por ter recebido a gente com tanta educação e respeito. Com essa visita aprendi varias coisas que não tinha conhecimento. Obrigado também por nos proteger nas ruas. :D
    Wyllyana Louyse E.E.E.P Marvin

    ResponderExcluir
  16. Este evento da Caravana da Paz, ajudou-nos a conhecer melhor a segurança de Fortaleza. Pudemos ver que todos os dias vários policiais se esforçam para trazer um pouco mais de segurança para nós Fortalezenses. E pessoas buscam um meio mais rápido de salvar vidas. Agradeço a oportunidade de participa de um projeto tão maravilhoso como este.
    Agatha, E.E.E.P. MARVIN

    ResponderExcluir
  17. Essa visita foi muito interessante, pois pude conhecer um pouco mais o trabalho do Ronda, e queria agradecer ao tenente coronel Jonh Roosvelt, e ao pessoal da SEDUC que fundaram esse projeto que é a Caravana da Paz, que é para trazer paz e harmonia pra essa nossa comunidade do Ceará.
    Antonio Jackson E.E.E.P. MARVIN

    ResponderExcluir
  18. Adorei o passeio, porque foi muito bom saber como é que funciona toda a equipe do RONDA, como é que elessabem onde é que tem uma viatura parada, se está parada por muito tempo,também foi muito bom conhecer o CIOPS, foi muito legal vê-los atendendo os telefones pra tentar ajudar as pessoas. Resumindo, foi muito bom saber como vocês trabalham.
    Jamyres Oliveira E.E.E.P.Marvin

    ResponderExcluir
  19. Nesta visita, aprendemos muito sobre o sistema de segurança pública do estado do Ceará. Foi muito legal ter visitado as instalações da Secretaria de Segurança Pública, onde funciona o Batalhão de Policiamento Comunitário, aprendemos muito sobre o programa Ronda do Quarteirão, vistamos também o Ciops,inclusive, vimos o atendimento de ocorrência. Foi muito interessante, muito obrigado.
    João Kleber. E.E.E.P. Marvin

    ResponderExcluir