Citação

“Quanto mais próximo for o relacionamento entre o policial e as pessoas na sua ronda, quanto mais pessoas ele conhecer e quanto mais essas pessoas confiarem nele, maiores são suas chances de reduzirem o crime.” (Skolnick e Bayley)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

População parceira da Polícia


As denúncias feitas pela sociedade refletem a credibilidade da Polícia e são importantes para o combate ao tráfico

Denúncias da população têm ajudado as autoridades policiais a obter sucessivos êxitos no combate ao tráfico de drogas na Grande Fortaleza. A credibilidade do trabalho que vem sendo executado pela Polícia Militar, através do grupo Raio (Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas) e do Ronda do Quarteirão vem possibilitando sucessivas descobertas de pequenos laboratórios de produção de crack na Capital, principalmente nas áreas mais distantes do Centro e onde o tráfico de drogas torna-se mais intenso.

Um exemplo disso foi o que aconteceu na última terça-feira, quando policiais do Ronda e da 7ª Companhia do 5º BPM (Parangaba) receberam informações sobre o funcionamento de um ponto de venda de drogas na Comunidade do Jagatá, no bairro Castelão. Com o auxílio do Serviço de Inteligência, os policiais cercaram o local.

Apetrechos

A informação da vizinhança realmente tinha veracidade. Dentro de uma residência, em uma viela daquela favela, os policiais prenderam quatro pessoas adultas e um adolescente. Surpreendeu aos policiais a quantidade de drogas e apetrechos usados pelos criminosos para a fabricação das pedras de crack. No local, os PMs prenderam Francisco Cléber Braga de Oliveira, 19; Adenaildo Sousa Medeiros, 18; Valessa Carla de Oliveira Barbosa, 28; além de um adolescente de 15 anos. Todos formavam uma quadrilha que comercializava drogas naquela região da cidade.

Além de uma grande quantidade de drogas já prontas para o consumo, a Polícia encontrou também no local produtos químicos usados na fabricação da drogas, panelas, material para embalagem e outros apetrechos usados na manipulação do entorpecentes. Várias balanças de precisão, armas, munição de reserva e até uma prensa completaram as apreensões.

Raio

As denúncias da população também fazem o grupo Raio realizar, diariamente, apreensões de armas de fogo e entorpecentes. Segundo o comandante do grupo, major PM Márcio Oliveira, no ano passado o grupo apreendeu, nada menos, que 469 armas de fogo.

Nas estatísticas do Raio, relativas ás atividades de 2011, consta também a apreensão de 52 quilos de entorpecentes diversos (maconha, crack, cocaína, psicotrópicos etc), além de 42 automóveis e 81 motocicletas. As equipes confiscaram também a quantia de R$ 176 mil, dinheiro roubado ou que era utilizado pelos traficantes.

Na Barra do Ceará, os moradores da Travessa Castelo ficaram incomodados - e amedrontados - quando um grupo de traficantes se mudou para aquele local e começou a vender drogas. Um dos moradores não perdeu tempo, ligou para a Polícia e fez a denúncia do crime.

Não demorou muito, e uma equipe do Raio cercou a rua. O resultado foi positivo para a população. Dois homens e uma mulher que estavam traficando drogas foram detidos em flagrante delito.

Dentro da casa, os PMs encontraram 13 quilos de maconha prensada, 65 gramas de crack, além de muito material para a embalagem da droga.

Somente na semana passada, as patrulhas do Ronda do Quarteirão e do Raio foram responsáveis por mais de 40 prisões nas ruas da Grande Fortaleza e a maior parte dos acusados era de pessoas envolvidas com o tráfico de entorpecentes e com roubos (assaltos à mão armada).

Comunidade

O novo comandante do Batalhão de Policiamento Comunitário, tenente-coronel John Roosevelt Alencar, explica que, apesar de sua tropa executar um trabalho de cunho preventivo, também está instruída para agir na repressão ao tráfico quando houver denúncias da população.


Fonte: Jornal Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário